quarta-feira, 3 de julho de 2013

UM SOGRO NA SALA


Desde que perdeu o emprego e se separou da mulher, meu sogro vive grudado no meu noivo. Pretendemos casar em breve, mas me sinto insegura. Muitas vezes nem conseguimos conversar, pois o pai dele está sempre junto e até já cogitou morar com a gente. Não quero criar atritos, mas o limite entre nós e ele está sendo extrapolado.

Seu sogro passou por duas consideráveis perdas, está obviamente precisando de apoio e procura quem está próximo – o filho. Durante um tempo, é natural que vocês o tenham ajudado, mas é claro que precisam de espaço e tranquilidade para construir a vida que querem juntos. Para ele, também será saudável sair dessa dependência e não se acomodar no papel de vítima. É bem provável que ele também queira o bem de vocês e não tenha clareza do que está acontecendo. Se seu noivo, por outro lado, estiver acostumado a cuidar exageradamente do pai, talvez tenha dificuldade para perceber a necessidade de alterar essa relação. Por isso, suas primeiras conversas devem ser com ele, até que ambos se entendam sobre como conversar com o pai dele. Quando você e seu futuro marido estiverem de acordo sobre que ajuda podem dar e com que limites, será mais fácil falar e estabelecer uma nova rotina na relação com seu sogro. O ideal é que ele possa entender isso. Para tanto, dêem-lhe tempo para falar do que sente e do que quer. Deixem clara a vontade de apoiá-lo, mas também o espaço de que precisam para vocês. Talvez, de início, ocorra um certo grau do atrito que você quer evitar, mas ele aos poucos será superado, quando seu sogro ficar consciente de que vocês não o estão rejeitando.

Na casa do meu namorado, sexo e amor são assuntos tabus. Ele acha que demonstrar afeto é sinal de fraqueza e que se ele fizer isso vou acabar abusando e talvez traí-lo. Quando reclamo da falta de carinho, diz que é coisa da minha cabeça e que eu deveria gostar dele do jeito que é. Eu gosto, mas não me sinto amada quando não sou acariciada.
Infelizmente, não há muita coisa que você possa fazer. A dificuldade, e mesmo, muitas vezes, a impossibilidade de expressar afeto são o padrão de muitas famílias. Há mesmo pessoas que, tendo sido criadas nesse padrão, se orgulham desse comportamento e o valorizam como indicativo de força e caráter, recusando-se a mudar e imaginando que a mudança indicaria uma traição a princípios que devem orientar suas vidas. Mesmo você sabendo o quanto seria gratificante para ele mudar esse modo de pensar e experimentar outras maneiras de ser, vai depender dele. Converse sobre o assunto, tentando demonstrar que essas ideias fazem parte da herança cultural dele e que podem ser modificadas, para que ele tenha uma vida mais prazerosa. Ao mesmo tempo, diga claramente que você sente necessidade de afeto e de ser tocada, e não aceite que isso seja objeto de acusações e condenações injustas. Finalmente, é importante que você saiba que, a permanecer esse descompasso tão grande entre vocês, o relacionamento não é nada promissor, e que, se ele não mudar, você nem deve pensar em casamento, pois, em poucos anos, seria insuportável a convivência – e, sem que você o acuse pela maneira de agir e pensar, é preciso que isso seja comunicado a ele, com todas as letras.


Sofro muito com minhas expectativas românticas. Mal conheço um rapaz e já me imagino namorando. Só depois constato que é atencioso com todas. Apesar de anos de terapia, estou sempre imaginando mais do que realizando, o que faz com que meus desejos se transformem em frustrações. Que homem vai querer uma mulher como eu?
Talvez você se surpreenda com a afirmação de que muitos homens agem exatamente como você, com os mesmos resultados. O que acontece, provavelmente, é que você valoriza excessivamente sua necessidade de ter alguém e centra demasiada energia nisso. O resultado é uma ansiedade muito grande, que interfere nos seus relacionamentos, impedindo que eles tenham seu curso natural. Essa perturbação pode levá-la ora a retrair-se, ora a se entregar sem limites, confundindo o provável futuro parceiro. Procure dirigir sua energia a outros interesses e buscar sua realização pessoal na melhora de outros aspectos de sua vida, buscando conhecer lugares, aperfeiçoar-se profissionalmente, cuidar do seu corpo e de sua saúde, viajar, sem esperar, nessas atividades, encontrar um parceiro, e sim conhecer pessoas com quem possa se identificar, falar de seus sentimentos e trocar experiências que a enriqueçam. Quando você menos esperar, tendo baixado sua ansiedade e harmonizado sua energia, é possível que o moço apareça e você possa agir com mais naturalidade à aproximação dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário