segunda-feira, 24 de junho de 2013

PERGUNTAS E RESPOSTAS 2


É a primeira vez que me relaciono com um homem 10 anos mais velho. Tenho 31 e ele 41. É bonito e atraente e não me incomoda em nada a diferença de idade. Mas sou muito espontânea e bem-humorada. Foi justamente isso que o conquistou, mas agora começo a me sentir infantil agindo assim. Não gostaria que ele me achasse imatura demais para ele. Devo me tornar mais comedida?

Em qualquer relação amorosa, o saudável e o promissor é as pessoas se aproximarem pelo que são e não pelo que fingem ser. Uma das principais razões dos fracassos em relacionamentos é o fato de que os apaixonados entendem que devem fazer um tipo mais adequado ao que acham que o outro quer. Depois de um tempo, ninguém aguenta ficar representando um personagem e é aí que a casa começa a cair. É melhor ser rejeitada no início de uma relação, por você ter determinado traço de personalidade, do que mais tarde, por ter fingido não o ter.

 
Há alguns anos, me envolvi com um homem separado e com filhos. Minha família não aprovava o namoro e por isso brigávamos muito. Ele acabou rompendo comigo. Agora voltou a me procurar e quer casar, mas no período em que estivemos separados teve várias relações e mais um filho. Gosto dele, mas estou insegura.

Se seus pais querem de verdade o seu bem, aos poucos acabarão se acostumando e aceitando a sua decisão. No entanto, para poder decidir melhor, tente descobrir o que realmente a deixa insegura quanto a casar-se. Será a herança da resistência de sua família a um homem que já viveu e traz a carga de outras histórias? Ou é você própria que prefere vir a conhecer alguém que tenha uma história diferente? Veja o que, em última análise, pesa mais para você, entre as vantagens e as desvantagens de casar-se com alguém que vem marcado por outras experiências – mais as responsabilidades que resultam dessas experiências. Veja também se seu amor por ele é grande a ponto de aceitar as dificuldades que poderão surgir na vida em comum com a convivência com os filhos dele, para que sua relação com ele possa ser gratificante e enriquecedora para ambos.

Meu namorado era um negro lindo, mas engordou mais de 12 quilos e não consegue emagrecer. Não tem nenhum distúrbio, apenas tendência a ganhar peso. Tem 31 anos e não se cuida. Seu único esporte é jogar bola. Quando reclamo, sei que sou grossa e ele fica triste. Como ajudá-lo sem causar mágoas?

Pode ter certeza de que ele quer emagrecer, sim, e provavelmente se sente culpado por não conseguir – mesmo porque é mesmo muito difícil superar a compulsão alimentar, se for o caso dele. Pense nisso e coloque-se do lado dele, não contra. Se ser “grossa” significa usar de ironia ou acusá-lo, por exemplo, de não ter força de vontade ou amor próprio, você só causa mágoas, e não ajuda em nada. Quando falar com ele a respeito, fale sobretudo dos seus sentimentos e das suas preocupações, e seja absolutamente sincera, tanto em relação aos seus medos quanto no que se refere a sua tristeza por ele estar perdendo a aparência anterior. Ofereça-se para estudarem o assunto juntos e buscar ajuda profissional. Dentre os profissionais de saúde, os mais indicados a ajudá-lo são os nutricionistas, que podem propiciar uma reeducação alimentar gradativa e segura, sem pressões excessivas nem críticas destrutivas, e também sugerir a ajuda de outros profissionais, se necessário. Encontrar práticas e exercícios físicos regulares de que ele goste também não é tarefa fácil, mas, depois de um tempo, o corpo “pede” a atividade física, pelo prazer e o relaxamento que ela propicia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário