quarta-feira, 26 de junho de 2013

O MEDO DA HOMOSSEXUALIDADE


Conheci na internet uma mulher que mora na Itália e não consigo me desligar dela. Minha rotina é chegar do trabalho e esperar a hora de nos falarmos pelo computador. Fiquei sem amigos e sinto medo que meus pais descubram – para eles, minha paixão homossexual seria um horror. Quero me livrar disso.

 

Uma paixão homossexual virtual não significa que você seja homossexual. É possível que essa fantasia tenha crescido tanto apenas porque você se sentia muito solitária e seu corpo precisava se sentir mais vivo. Um amor irreal e impossível, seja hetero ou homossexual, pode aparentemente preencher essas necessidades, embora de maneira torta. Voltar sua energia para a vida real trará novas experiências que põem as coisas nos eixos. Por outro lado, muitas pessoas, em situações semelhantes, acreditam-se homossexuais e, na primeira tentativa concreta, percebem que não querem realmente relacionar-se com alguém do mesmo sexo. Mas digamos que não seja esse o seu caso, e que você seja de fato homossexual. Não há nada de errado nisso. É normal e saudável. Só a ignorância e o fanatismo religioso de alguns é que ainda vêem o homossexualismo como doença ou desvio de caráter. Se para os seus pais é um horror, eles é que teriam de mudar, e não você. Não estou dizendo que é uma mudança fácil para quem tem preconceitos arraigados a respeito. Mas não há dúvida de que sofrer na sombra e tentar esconder a sua verdadeira natureza, a longo prazo, é sempre pior.

 

Não consigo parar de pensar em uma amiga. Fico feliz quando ela me manda um e-mail, quando me liga e consigo manter a conversa por mais tempo. Conheci essa pessoa num momento em que eu estava insegura, carente de amigos e namorado, querendo me afirmar profissionalmente. Ela tem todas as qualidades que eu aprecio. Tenho certeza de que só sinto atração por homens, mas não consigo entender por que ela não me sai da cabeça.

É perfeitamente natural – e até saudável – que sua amiga tenha ocupado esse lugar em sua vida, num momento em que você estava perdida, desesperada, solitária e confusa. Nesses momentos, nos infantilizamos e precisamos de alguém – homem, mulher, velho ou moço, não importa – que nos apóie, nos dê suporte e até mesmo tome decisões por nós. Durante algum tempo, ficamos dependentes dessa pessoa e não há nada de errado nisso. Em todas as fases de nossa vida, sejamos nós crianças, adolescentes, adultos ou idosos, temos necessidade de uma figura de apoio e é bom que a tenhamos. Talvez, no entanto, já tenha chegado o momento em que você pode sair dessa dependência, já que ela a está incomodando. E, sabendo que você conta com sua amiga, pois ela já provou isso, você pode voltar a ser a adulta que sempre foi, e retomar sua antiga força. Aos poucos, comece a diversificar suas relações, procurar antigos e fazer novos amigos, desenvolver novas atividades, dar, gradativamente, novos passos. Nada impede que sua amiga esteja algumas vezes junto a você, nessa caminhada, mas permitindo que você ande com suas próprias pernas, em direção a novas experiências e relacionamentos.

 

Tenho 18 anos e sou virgem. Gostaria que minha primeira vez acontecesse com um namorado, mas os homens de que gostei não queriam um relacionamento sério. Além disso, assim como sinto muito desejo por homens, me sinto atraída também por mulheres. Nunca fiquei com uma, já cheguei perto, mas não rolou. Será que sou lésbica?

Suas dúvidas vão se dissipar com a experiência. Tanto é possível que você seja lésbica, como bissexual, ou mesmo heterossexual. Mas antes de começar sua vida sexual, seja com um homem, seja com uma mulher, você não tem como saber, pois até agora fez pouco mais do que fantasiar. Algumas pessoas, depois de vários anos de heterossexualidade, com razoável prazer, descobrem que vinham recalcando sua homossexualidade, e só então, ao se relacionarem com pessoas do mesmo sexo, conseguem uma vida sexual plena. De qualquer forma, merece respeito o seu desejo de só fazer sexo com amor, e de se entregar apenas a uma pessoa que queira um namoro ou um relacionamento mais profundo com você. Embora a sociedade em geral e as religiões possam dizer o contrário, o fato é que sua vida sexual pode começar e desenvolver-se com uma mulher de forma tão saudável quanto com um homem, com igual chance de prazer e felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário