quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

depois do carnaval

saí do hospital domingo, e começaram os meus cinco meses de home care - quase escrevi "home care em casa", como se home care pudesse ser em outro lugar. aqui tenho os antibióticos de 12 em 12 horas, e logo começa também a fisioterapia. melhor do que no hospital, sobretudo porque tenho mais liberdade de movimentos. estou me sentindo bem, fora o fato de que me canso mais rápido, me dá uma leve sonolência para muita atividade e muita conversa, e uma certa irritabilidade, que também me parece um pouco acima da minha irritabilidade natural e habitual. mas saí pelo menos para almoçar todos os dias, fazendo um roteiro gastronômico gostoso, nessa vida de regime semiaberto, como classificou a silvia. domingo comida tailandesa, segunda nordestina com fundo musical de carnaval na vila madalena, terça mineira de nopvo na vila madá, quarta árabe no almoço e italiana no jantar. tudo funcionando muito bem, dos intestinos aos rins. os antibióticos ainda não mataram as coisas boas, só as ruins, que é pra isso que eles estão aqui.
ORTOGRAFIA
tenho vontade de escrever sem acento, sem hifen, sem maiúsculas e numa linguagem simplificada. um pouco o que o monteiro lobato fazia. desde que veio essa nova ortografia, que me deixou com raiva. tem umas coisas ridículas, como todas as reformas feitas por esses luminares de academia. desta vez, eles não tiveram coragem de acabar com o hifen, e não acabaram com o trema de forma digna. que coisa ridícula a exceção para palavras estrangeiras aportuguesadas! que sentido tem voce aportuguesar uma palavra alemã - como em mulleriano, exemplo que eles sempre dão - e deixar o trema? é a subserviência, a coluna curvada diante da europa. ridículo. não vou botar nem esse trema. também vou deixar antiinflacionario sem o hifen. e tentar vencer minha tendencia de por os acentos - é que antes, quando garotão, eu me orgulhava de não errar em acentos. agora acho que eles são é atraso de vida - como achava lobato. por falar nisso, os moços acabam com o acento diferencial, a não ser... em pode pra nao confundir com pode... por que nao acabam de uma vez? e vou procurar alternativas para o hifen. acho que temos de telas - puxa, ficou meio estranho mais simpático... é uma questao de tempo e a gente acostuma.
monteiro lobato dava um exemplo interessante, para mostrar que o caipira, em matéria de conjugação de verbos e em outras, era mais sábio que os eruditos: o caipira conjugava, segundo ele, os verbvos como se faz em inglês, simplificando a lingua. veja só: em ingles, I like, you like, he/she/it likes, we like, you like, they like; em caipirês, eu gosto, vancê gosta, ele gosta, nóis gosta, vancês gosta, eles gosta. economia e clareza. temos de aprender com a sábia caipirada. e com o sábio lobato.
PRESIDENTE NEGRO
por falar em lobato, não sei como n inguém se lembrou, a propósito da eleição de obama, do romance lobatiano o presidente negro. o presidente negro narra a campanha numa america sdividida entre homens brancos e seu candidato, mulheres brancas e sua candidata, e negros e seu candidato - que se elege. nesses estados unidos lobatianos, os negros já haviam despigmentado sua pele - como o michael jackson -, mas não tinham conseguido despichainizar o cabelo. e então os brancos lançam um produto para alisar cabelo perfeitamente eficiente que logo é utilizado em massa pelos negros - que estão buscando se igualar aos brancos. mas o produto tem um veneno fatal, e mata os negros em massa - inclusive o presidente. o livro foi profético, pelo menos em certos aspectos - pois obama teve de disputar primeiro com uma mulher branca. esperemos que a profecia fique só por aí.

2 comentários:

  1. Oi Ruy, daqui 5 meses (fica marcado então) uma comidinha mané lá no Panto Suli para completar este roteiro gastronômico, tá? Enquanto isto ficamos aqui torcendo para que você mantenha este humor maravilhoso, todos os dias. Beijo grande. Te amamos. Andrea e Fernando.

    ResponderExcluir
  2. Ah, coisa boa! Já diminuíram os parágrafos sobre essa bactéria intrujona. Ossó, cara, pelo pouco tempo que conversamos pessoalmente graças à Marilda e pelas muitas vezes que te aluguei nos telefones e messengers da vida, sei que você tem uma vida e uma cuca maravilhosas. Ma-ra-vi-lho-sas. Divide mais um tico com a gente, vá? Conte uns causos do passado, façamos planos pro futuro (tô querendo ir pra SP no final do mês, você aceita essa visita? - Em horário de não-atrapalhar, claro)...
    E sim, sim, vai dando uns updates aí do placar, que você saiu na frente da infeliz e espero que vá abrindo cada vez mais vantagens. Vamos ganhar e com um saldo de gols fabulouso.

    Bjoca,

    ResponderExcluir