segunda-feira, 30 de novembro de 2009

César, Lula e Duarte

E-mail que acabo de mandar ao Duarte Pereira
Duarte amigo,
a paciência e a dignidade são das virtudes que mais admiro em você, nesse esforço de divulgar e comentar o que acha importante para as reflexões dos amigos e a militância possível nos tempos que correm. Não desista, amigo. Dificilmente o que é dito com honestidade e espírito público não é deturpado e transformado numa jogada, num conchavo ou mesmo numa conspiração, e justamente por aqueles que estão, eles sim, envolvidos em jogadas e conspiraçoes, e não perdem uma chance de inventar, caluniar, tirar o valor do que é dito lançando no ar uma mentira que compete, até deteriorar a afirmaçao verdadeira.
Sinceramente, não sei se o Lula deve ou não processar o César Benjamim, que, na minha opinião, realmente não deveria ter publicado essa história sem pesquisar melhor e ver qual seu real significado. Por mais que o Lula, na época, tivesse a libido à flor da pele, para mim seria um absurdo e uma burrice sem tamanho ele, na prisão, e na companhia de outros presos, atacar sexualmente alguém. Recorde-se, por sinal, que Lula estava preso no Dops, cujo diretor era Romeu Tuma, que já na época demonstrava sua grande habilidade política. Como o próprio delegado me contou, na época, no intervalo de uma entrevista ao Bom Dia Sao Paulo, jornal que eu apresentava, a prisão de Lula e de outros sindicalistas foi negociada.Tuma, antes de prender Lula, demonstrou a ele a conveniência dessa prisão, para evitar uma perseguição maior e mais grave, de que ele estava sendo ameaçado por setores mais extremados dos comandos militares - torturas e até morte, pelo que se falava na época. Por isso mesmo, Lula pôde sair da prisão para o enterro da mãe, por exemplo, e não duvido que, se pedisse, não pudesse receber uma visita íntima. De qualquer forma, não tenho nenhuma dúvida de que a afirmação de Lula, ao falar que quis transar com um menino do MEP, foi pura brincadeira. Quem quer que tenha estado com Lula nesses momentos de descontração, nos bares, sabe que ele fazia mesmo esse tipo de brincadeiras. Quem não se lembra, por exemplo, da brincadeira que ele fez com Ziraldo, e este divulgou, dizendo que "o que me interessa nas feministas é a b... delas"? É claro que ele estava fazendo uma afirmaçao machista, mas é também claro que não diria isso em nenhum contexto mais sério - como numa entrevista que fiz com ele na TV Bandeirantes, em 1980, no Dia do Trabalho, no programa Cidade Aberta, que eu apresentava, e na qual o inquiri exatamente sobre isso. É claro que ele desmentiu o Ziraldo.
Por isso, penso que o Lula não querer por lenha nessa fogueira é uma atitude respeitável - como respeitável é a tua opinião de que ele deve processar o César Benjamim. Confio em você o suficiente para saber que você não propõe isso para ajudar ou prejudicar candidato algum. Propõe porque crê que é a melhor forma de estabelecer a verdade histórica. Mas, amigo, terá de conviver com as más interpretaçoes do que diz ou publica. É a sina dos bem intencionados, de que, segundo os mal intencionados, o inferno está cheio. O inferno dos bem intencionados, amigo Duarte, é aqui.
grande abraço
ruy

3 comentários:

  1. Estimado Ruy,
    Entrei aqui não para comentar, mas apenas para um olá, tudo bem?
    Acontece que li um interessante artigo seu na internet sobre bioenergética (ou coisa parecida).
    Acometido pela síndrome do pânico há uns 15 anos, tenho procurado alternativas que possam me ajudar a sair dessa enrascada.
    Tomo medicamentos, faço análise e yoga (mais recente).
    Seu relato sobre essa nova forma de psicoterapia atiçou minha curiosidade. Então dediquei um bom tempo de pesquisa no google em busca de profissionais habilitados aqui em Londrina, onde continuo vivendo. Fucei em diversos sites, inclusive os indicados por você na matéria, e nada.
    Você, por acaso, conhece alguém por essas bandas norteparanaenses que possa indicar?
    No mais, tenho boas lembranças do nosso tempo na UEL e no Panorama.
    Abraços
    Luiz Carlos Lorencetti

    ResponderExcluir
  2. Esqueci...
    Meu e-mail é luizlorencetti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde,

    Meu nome é Luana, sou estudante de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida/RJ, tenho uma reportagem para fazer com o tema “PAQUERA NA FACULDADE”.
    O que o senhor acha da juventude de hoje, que muitas vezes vêem a faculdade como uma passarela, ou até mesmo como um shopping, existente somente para paquerar?
    Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir